A História

Dynamic Art é o meu logotipo desde 1994.

Nasci em Verona em 13 de novembro de 1957. Aos 2 anos e meio, fui atingido por uma grave doença nos olhos que me deixou cego.

Consegui recuperar grande parte da visão graças a um terapeuta prânico e desenvolvi uma boa habilidade para desenhar com lápis. Por medo de recaídas, fui sistematicamente desencorajado de me inscrever na Escola de Arte. Decidi então seguir um caminho técnico e estudei para me tornar Técnico em Eletrotécnica. Aos 16 anos, me interessei pela fotografia, o que me levou a estudar continuamente os efeitos de luz que eu combinava com meu conhecimento em iluminação. Com a chegada do computador, comecei a me envolver com gráficos 2D e 3D, nos quais aplicava meu conhecimento em fotografia e luz.

Como hobby, comecei a criar pôsteres em 3D para serem usados como fundos em vitrines de lojas. Naquela época, trabalhei com vários arquitetos para criar modelos 3D de seus projetos. Com o desenvolvimento da Internet, fui solicitado a aplicar meus gráficos para criar páginas da web. Comecei a passar noites estudando como criar sites cada vez melhores, graficamente ricos e agradáveis, mas rápidos para carregar. Ocasionalmente, criava sites, fazia serviços fotográficos e/ou gráficos para algumas agências de publicidade.

Nos primeiros anos de 1990, a Internet estava em seus primórdios. As possibilidades me foram claras desde o início. A maior dificuldade era explicar às pessoas, especialmente aos empresários, o que era, como usar e, portanto, suas potencialidades no desenvolvimento comercial.

Comecei com o setor de pedras de Verona, extremamente desenvolvido. Na época, eles enviavam desenhos de vários objetos por fax, em preto e branco. Para mostrar os materiais, pequenas amostras eram enviadas pelo correio. O maior mercado do setor de pedras é no exterior, e tudo isso era caro e demorado.

Em muitos países com os quais o setor de pedras trabalhava, EUA e Alemanha em particular, a conexão com a Internet já era bastante difundida. A “descoberta” de que era possível enviar fotos coloridas ou catálogos inteiros por e-mail, em formato fotográfico ou PDF, fez com que a Internet se espalhasse rapidamente.

Conduzi mais de 60 seminários na sede da ASMAVE – Consórcio de Marmoreiros Veroneses.

A área com a maior concentração de empresas do setor de pedras fica próxima de uma das importantes áreas vitivinícolas: a Valpolicella. Comecei a promover o uso da Internet também no setor vinícola.

Minha atuação para promover o uso da Internet me rendeu o título de “Os Veroneses do Ano 2003“.

Graças às empresas de pedras e vinho, comecei a ser conhecido também no exterior, desenvolvendo sites nos mais diversos setores comerciais e artísticos. Também estabeleci relacionamentos com programadores e profissionais em várias partes do mundo, o que me permitiu enfrentar qualquer tipo de projeto que me fosse apresentado.

Em dezembro de 1997, devido ao descolamento da coroide no olho esquerdo, agravado pelos efeitos da doença que sofri na infância, a retina se descolou completamente. No momento em que escrevo, após uma série de operações, perdi a visão do olho esquerdo e trabalho com apenas um olho. Isso, obviamente, mudou completamente minha rotina e a Internet se tornou VITAL, graças ao uso da webcam, para manter contato com os clientes e começar a trabalhar com novos.

Naqueles anos, minha intenção era me mudar para o Canadá, mas um evento mudou todos os meus planos. Graças a uma amiga brasileira, em setembro de 2004, fui convidado pela organização educacional SENAC em Recife, estado de Pernambuco, no Brasil, para ministrar dois seminários sobre o uso de Gráficos 3D.

O Brasil foi amor à primeira vista.

Em 2013, criei a marca WEBSTILE voltada para as Américas em geral e para oferecer serviços às comunidades italianas no Brasil.

Nos anos seguintes, continuei viajando entre a Itália e o Brasil, fotografando profissionalmente e estabelecendo as bases para minha permanência neste país de incríveis potencialidades. Fui a primeira pessoa a ser oficialmente autorizada a abrir um negócio relacionado à web no PORTO DIGITAL de Recife, que havia sido inaugurado recentemente.

Há alguns anos, moro permanentemente em Maringá, no estado do Paraná, no Sul do Brasil. Nunca me arrependi de ter me mudado definitivamente. Na verdade, graças à Internet, meu relacionamento profissional com empresas italianas nunca cessou.

Luciano De Faveri

Última atualização: 15 de maio de 2022

NÓS USAMOS

info@webstile.com.br

©1994 – 2024 by WebStile.
Todos os direitos reservados.

×